Que história vamos querer contar sobre esse tempo que vivemos?

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Hoje coloco um pouco de reflexões para pensarmos o quanto nossa vida mudou nos últimos meses e o que estamos fazendo nesse período, ficou claro que as responsabilidades do autocuidado, seja ele emocional, físico e espiritual nesse momento se faz muito presente na vida de todos.

Qual o resgate que eu fiz nas minhas relações sociais e profissionais durante esse período?

O que estou fazendo para cuidar da minha saúde? Quais são as reflexões e aprendizado?

Que história vamos querer contar sobre esse tempo que vivemos?

O período de isolamento está terminando e precisamos refletir sobre o que vivemos nesse período e qual foi o aprendizado.

As atividades sociais e profissionais em breve irão voltar e precisamos nos preparar para esse novo tempo. As empresas devem se preparar nesse momento e traz uma preocupação e alguns pilares importantes para o retorno dos colaboradores as rotinas do trabalho, como projetos de isolamento, distanciamento, proximidade permitida, educação, treinamento para todos, plano de comunicação eficiente, monitoramento de saúde no retorno desses colaboradores e principalmente atitude de acolhimento. O SESI criou uma cartilha sobre essa retomada pós COVID19 e entre elas destaca: AMBIENTE – Adequações no Ambiente de Trabalho: medidas administrativas preventivas – organização, limpeza, layouts de trabalho, treinamentos e capacitação. ROTINA – Novas rotinas de trabalho: padrões de fluxos, instruções e novos comportamentos nos ambientes de trabalho (trabalhadores, clientes, visitantes e fornecedores). SAÚDE – Ciclo de cuidado com as pessoas: implementar um programa de gestão da saúde das pessoas (imunização, monitoramento de assintomáticos, manejo clínico, retorno ao trabalho, uso de testagem e telemedicina). PESQUISA – Estudos populacionais e de soluções inovadoras para melhor enfrentamento da doença nas empresas. O objetivo dessa cartilha é atuar na orientação e implementação de planos de retorno ao trabalho e aumento gradual e seguro das atividades produtivas no contexto da COVID-19, alinhados aos critérios de efetividade científicos e às definições das autoridades públicas.

A finalidade desse projeto é impactar na redução do risco de contaminação e preservar a saúde, contribuindo para a manutenção de emprego e renda.

Vale ressaltar a importância de cada indivíduo ser responsável por suas atitudes e o autocuidado, ficou claro nesse isolamento que sem nossa saúde, nada conseguimos, o trabalho e a vida social deve ser normal e desejada. Manter hábitos saudáveis e regulares, alimentares, exames periódicos, dormir bem, conectar-se com sua espiritualidade, e principalmente cultivar bons relacionamentos. Afinal as relações humanas são fundamentais, mantenha bons relacionamentos e seja feliz.

É tempo de fortalecer os relacionamentos

É tempo de aprimorar conhecimentos e trocar experiências;

É tempo de criar diálogos e oportunidades.

É tempo de autocuidado.

Que o retorno seja leve e menos traumático que o isolamento.

Compartilho com todos o link da cartilha do SESI para que possam estar cientes do retorno ao trabalho e o papel das empresas e novas atitudes do empregado.

http://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2020/5/protocolo-sesi-de-retomada-das-atividades-produtivas-em-tempos-de-covid-19/

Tania Machado é administradora de empresas com mais de 20 anos de atuação no segmento saúde, CEO da TM Jobs, fundadora do BCH Business Club Healthcare, vice-presidente do Comitê de Saúde Corporativa da ABPRH Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Conselheira Consultiva do IBRAVS –  Instituto Brasileiro de Valor em Saúde.  Apresentadora do Canal Valor em Saúde no Youtube e Socia do Movimento Somos 60 mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba