Hoje coloco um pouco de reflexões para pensarmos o quanto nossa vida mudou nos últimos meses e o que estamos fazendo nesse período, ficou claro que as responsabilidades do autocuidado, seja ele emocional, físico e espiritual nesse momento se faz muito presente na vida de todos.
Qual o resgate que eu fiz nas minhas relações sociais e profissionais durante esse período?
O que estou fazendo para cuidar da minha saúde? Quais são as reflexões e aprendizado?
Que história vamos querer contar sobre esse tempo que vivemos?
O período de isolamento está terminando e precisamos refletir sobre o que vivemos nesse período e qual foi o aprendizado.
As atividades sociais e profissionais em breve irão voltar e precisamos nos preparar para esse novo tempo. As empresas devem se preparar nesse momento e traz uma preocupação e alguns pilares importantes para o retorno dos colaboradores as rotinas do trabalho, como projetos de isolamento, distanciamento, proximidade permitida, educação, treinamento para todos, plano de comunicação eficiente, monitoramento de saúde no retorno desses colaboradores e principalmente atitude de acolhimento. O SESI criou uma cartilha sobre essa retomada pós COVID19 e entre elas destaca: AMBIENTE – Adequações no Ambiente de Trabalho: medidas administrativas preventivas – organização, limpeza, layouts de trabalho, treinamentos e capacitação. ROTINA – Novas rotinas de trabalho: padrões de fluxos, instruções e novos comportamentos nos ambientes de trabalho (trabalhadores, clientes, visitantes e fornecedores). SAÚDE – Ciclo de cuidado com as pessoas: implementar um programa de gestão da saúde das pessoas (imunização, monitoramento de assintomáticos, manejo clínico, retorno ao trabalho, uso de testagem e telemedicina). PESQUISA – Estudos populacionais e de soluções inovadoras para melhor enfrentamento da doença nas empresas. O objetivo dessa cartilha é atuar na orientação e implementação de planos de retorno ao trabalho e aumento gradual e seguro das atividades produtivas no contexto da COVID-19, alinhados aos critérios de efetividade científicos e às definições das autoridades públicas.
A finalidade desse projeto é impactar na redução do risco de contaminação e preservar a saúde, contribuindo para a manutenção de emprego e renda.
Vale ressaltar a importância de cada indivíduo ser responsável por suas atitudes e o autocuidado, ficou claro nesse isolamento que sem nossa saúde, nada conseguimos, o trabalho e a vida social deve ser normal e desejada. Manter hábitos saudáveis e regulares, alimentares, exames periódicos, dormir bem, conectar-se com sua espiritualidade, e principalmente cultivar bons relacionamentos. Afinal as relações humanas são fundamentais, mantenha bons relacionamentos e seja feliz.
É tempo de fortalecer os relacionamentos
É tempo de aprimorar conhecimentos e trocar experiências;
É tempo de criar diálogos e oportunidades.
É tempo de autocuidado.
Que o retorno seja leve e menos traumático que o isolamento.
Compartilho com todos o link da cartilha do SESI para que possam estar cientes do retorno ao trabalho e o papel das empresas e novas atitudes do empregado.
Tania Machado é administradora de empresas com mais de 20 anos de atuação no segmento saúde, CEO da TM Jobs, fundadora do BCH Business Club Healthcare, vice-presidente do Comitê de Saúde Corporativa da ABPRH Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Conselheira Consultiva do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde. Apresentadora do Canal Valor em Saúde no Youtube e Socia do Movimento Somos 60 mais.