Por que é importante a inclusão digital para pessoas 60+?

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Atualmente, a tecnologia está ligada a tudo ao nosso redor e pode ser uma facilitadora na hora de fazer as tarefas do dia a dia, como marcar uma consulta, um exame, ler notícias, livros, além de outras atividades. Tudo isso, hoje em dia, pode ser feito por meio de uma tela e poucos cliques, sem precisar se locomover até os locais necessários. Por isso e outros motivos, é tão importante a inclusão digital para pessoas com 60 anos ou mais.
 
A internet é um ambiente de troca de informações, onde aprendemos juntos e oferecemos a descoberta de novas habilidades para nós mesmos, tudo isso rumo à uma melhor qualidade de vida no futuro. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, o interesse das pessoas com mais de 60 anos pelo mundo virtual está crescendo de maneira rápida. Enquanto o número de brasileiros conectados na internet cresceu mais de 100% nos últimos oito anos, o aumento para o público da terceira idade na internet foi de quase 1000%.
 
Com isso em vista, a Somos 60 resolveu listar alguns motivos da importância da inclusão digital para terceira idade, a fim de descomplicar e motivar ainda mais esse cenário. Leia abaixo:
 
A inclusão digital para socialização
 
O uso da tecnologia, se bem pensado, só tem benefícios a trazer para as crianças, adultos e idosos. Ela pode ser um ótimo meio de comunicação e socialização da terceira idade por meio das redes sociais e aplicativos que estimulam a conversação, como WhatsApp, Skype, Facebook e Instagram.
 
Depois dos 60 anos, muitas pessoas sofrem com a depressão, seja por estarem longe da família, de quem ama, ou simplesmente por passarem grande parte do tempo sozinhas. Por isso, esses aplicativos de troca de mensagens são ótimos para a terceira idade manter contato próximo de quem gosta e aumentar a socialização.
 
Além disso, a tecnologia é uma facilitadora para encontrar mais pessoas da mesma idade e que tenham os mesmos interesses, como grupos de atividades físicas em parques, grupos de xadrez, de leitura, de costura e diversas outras atividades que nos fazem bem. Nesse post aqui damos algumas dicas de aplicativos para idosos e um deles é para encontros comunitários, uma maravilha!
 
A internet te ajuda na agilidade
 
Por mais que a internet esteja em ascensão com a terceira idade, ainda há diversas pessoas com 60 anos ou mais que recuam quando o assunto é o mundo digital. Uma pesquisa feita pelo Pew Research Center revelou que um terço dos americanos de 65 anos ou mais dizem que nunca usaram a internet, e 49% falaram que não possuem serviços de internet em casa.
Enquanto isso, a proporção da terceira idade que possuem smartphones é 42% menor do que as idades inferiores. No Brasil, 60% dos idosos que estão conectados à internet está na região Sudeste e pertencem às classes A e B. Ou seja, por mais que muitos idosos estejam conectados, muitos ainda relutam quando o assunto é internet e aparelhos digitais. Nesse post aqui você confere os melhores modelos de celular para idoso.
 
Porém, o mundo digital traz diversos benefícios no dia a dia, se usado da maneira correta. Como falamos anteriormente, a internet possibilita a agilidade de diversas tarefas em apenas um clique, como marcar consultas, procurar médicos, pagar contas, fazer compras, planejar viagens, alugar casas, comprar presentes, e muito mais. Você não precisa mais perder tempo e horas em filas. Com a internet, tudo acaba sendo bem mais prático. Permita-se fazer parte da inclusão digital e nos conte sobre a agilidade que é esse mundo!
 
Cursos para inclusão digital
 

Hoje em dia, qualquer um pode ir atrás da inclusão digital por meio de cursos voltados para o público da terceira idade, e que apresentam diversas dicas sobre internet, aplicativos, o que fazer e o que não fazer, como tomar cuidado na internet com golpes, e tudo mais que você precisa saber. A Somos 60+  em breve vai compartilhar com você, empresas que tenham estes cursos, aguarde!

 
Viu como é importante a inclusão digital? Faça parte desse time e chame as amigas também! Além disso, acompanhe e fique de olho em mais novidades da Somos 60 🙂
 
#somos60 #terceiraidade #idosos #inclusao #inclusaodigital #cursos #redesosociais #cursointernet

Curadoria Somos 60+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba