“Você é importante, porque você é você! Você é importante até o seu último segundo!
Faremos tudo, para que você possa morrer em paz, e que você viva até morrer.”
Dr. Cecil Sounders
O que é o tratamento paliativo? Quais são os seus objetivos? Quais são as diferentes situações enfrentadas no decorrer deste tratamento?
A doença incurável, que ameaça a vida, requer uma grande mobilização de forças, interior e psicológica, para enfrentar os obstáculos existentes tanto para o paciente, quanto para seus familiares e parentes queridos, que sentem e suportam um grau extremo de estresse e aflição. O principal objetivo do tratamento paliativo, é acompanhar e ajudar o paciente e sua família ao longo de todo o caminho, para proporcionar um tratamento adequado com dignidade e compaixão.
O que é o tratamento paliativo?
O tratamento paliativo, e uma abordagem terapêutica e abrangente que visa melhorar a qualidade de vida e proporcionar conforto tanto para o paciente, quanto para seus familiares.
O objetivo principal é aliviar ou até mesmo prevenir seu sofrimento, proporcionando assim a continuidade da vida com dignidade, preocupando-se também em cuidar de sinais e sintomas adicionais que vão surgindo com o avançar do processo de tratamento.
A abordagem paliativa, vê a morte como um processo natural, e não se destina a acelerar ou retardar este processo. Os cuidados de suporte médicos e sociais, são prestados por uma equipe multidisciplinar que inclui, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e cuidadores.
Os exemplos mais comuns de doenças incuráveis são:
- Câncer em estágios avançados.
- Insuficiências renais, coronárias e digestivas.
- COPD (enfisema e fibrose pulmonar)
- Demência e doenças neurodegenerativas (ALS, Parkinson, Alzheimer…)
Quais são os objetivos do tratamento paliativo?
- Respeitar os objetivos, escolhas e preferências do paciente.
- Equilibrar e aliviar dores e sintomas no processo de tratamento.
- Integrar aspectos físicos, mentais e espirituais no atendimento ao paciente.
- Não visa acelerar ou retardar a morte do paciente.
- Permitir uma vida ativa, o quanto for possível, até a morte do paciente.
- Ajudar aos familiares lidar com a situação de dor, apreensão e incertezas.
- Proporcionar qualidade de vida e melhorias no curso da doença.
No próximo capítulo, escreverei sobre perguntas e dilemas no tratamento paliativo, comunicação e atitudes calorosas durante o processo e nutrição. As informações estão expostas no livreto para tratamento paliativo da empresa que trabalho, Amal Group Israel.
As instruções foram escritas pela minha colega de trabalho, a excelente enfermeira de profissão e compaixão A Sra. Hanna Sulimani Beshara.
As informações por nós prestadas não são substitutas de sua consulta com seu médico.