O que não pode faltar na alimentação de quem tem 60 anos ou mais

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É importante sempre cuidar da saúde e da nossa alimentação, principalmente quando completamos 60 anos. Ter uma alimentação balanceada é um dos pilares principais para alcançar o envelhecimento saudável e a longevidade. No começo, incluir alimentos saudáveis na dieta parece um bicho de sete cabeças, mas é muito mais fácil do que você imagina e também pode ser prazeroso.

 

Por isso, a Somos 60 resolveu separar alguns alimentos saudáveis que são importantes incluir na alimentação de quem tem 60 anos ou mais. Veja a lista abaixo:

 

Prefira alimentos integrais

 

Os alimentos integrais são maravilhosos para o bom funcionamento do corpo, pois eles contém mais fibras que os demais, além de terem diversas propriedades. Você sabia que os alimentos integrais aumentam a sensação de saciedade? Pois é. Além disso, eles são ótimos para o intestino. As fibras também fazem com que o açúcar dos alimentos seja liberado mais devagar no sangue, o que ajuda a prevenir diabetes e outras doenças.

 

Mas afinal, o que é um alimento integral? Ele é aquele que não passa por nenhum tipo de processo de industrialização, o que mantém a sua estrutura, tornando-o mais saudável. Dentre os alimentos integrais existentes, podemos encontrar o pão integral, os cereais, as bolachas, as farinhas, o arroz, massas, etc.

 

Você consegue encontrar diversos tipos de alimentos saudáveis integrais, mas lembre-se sempre de ver na lista de composições os alimentos que estão em primeiro, pois há diversos produtos que se dizem integrais e não são. Por exemplo, se a farinha branca estiver na frente da farinha integral, quer dizer que aquele alimento tem mais farinha branca do que integral, o que não torna o alimento tão integral assim. Fique de olho sempre na quantidade de fibras que o alimento tem, pois elas são sinônimos do produto integral.

 

Leites e derivados

 

Outro ponto relevante também quando falamos de alimentos para terceira idade é a ingestão de cálcio, que pode ser encontrado em leites e derivados, como ovos, queijos, iogurte, etc. Ingerir alimentos com cálcio é ótimo para ajudar no fortalecimento dos ossos e na fixação dele no nosso corpo, o que é importante principalmente para as pessoas com 60 anos ou mais, pois é uma fase em que a produção dessa substância costuma baixar em nosso corpo.

 

O poder das frutas

 

Se você deseja um bom funcionamento do corpo e uma alimentação saudável para idosos, as frutas são essenciais nessa caminhada. Elas são uma ótima fonte de vitaminas, água, fibras e de diversos nutrientes. Você pode adicionar à sua dieta alimentos leves como laranja, tangerina, abacaxi, uva, acerola, morango, ameixa, pitanga, melão, melancia, pêssego e banana.

 

Legumes e verduras

 

Os legumes e verduras complementam as frutas. Todos são importantes para o bom funcionamento do corpo e prevenção de doenças. Para deixar a sua alimentação balanceada e com muita fibra, adicione legumes e verduras como o tomate, alface, couve, brócolis, beterraba, abobrinha, cenoura, pepino, além de diversos outros. Comece colocar os alimentos para idosos aos poucos e logo logo você estará super saudável!

 

Chá

 

Uma dica que muitas pessoas com 60 anos ou mais não conhecem é incluir na rotina o chá. Ele é ótimo para a terceira idade, tendo em vista o fato que as pessoas nessa fase da vida muitas vezes começam a perder o paladar e acabam não querendo beber água, ou simplesmente esquecem. Muitos idosos sofrem de desidratação, e o chá também pode ser a solução para isso. Escolha sabores que mais te agradam e inclua já na sua rotina para conquistar um envelhecimento saudável.

 

Vale lembrar que também é importante consultar um nutricionista para te ajudar a adequar a sua alimentação da melhor forma possível de acordo com as necessidades do seu corpo.

 

Gostou das dicas da Somos 60 sobre alimentação saudável para idosos? Fique de olho e continue acompanhando o blog para mais novidades!

 

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Curadoria Somos 60+

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By 8 Arroba