Longevidade e envelhecimento saudável: as pessoas cada vez mais envelhecem com prazer

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
A longevidade cada vez mais bate na porta das pessoas, o que ocasiona um aumento significativo na expectativa de vida da população. Esse aumento deve-se ao envelhecimento saudável, ou seja, os idosos estão se exercitando mais, saindo mais para conversar, fazerem viagens e conseguirem aproveitar melhor a vida.
 
Não é porque você passou dos 60 anos que você não deve ser uma pessoa ativa. Muito pelo contrário! Essa é uma das melhores épocas para aproveitar ao máximo os prazeres da vida e fazer tudo o que você não fez até então. Também não pense que você está sozinho ou sozinha, pois sabia que, nas próximas décadas, a população idosa deve triplicar no Brasil?
 
Uma das justificativas para isso é que as pessoas com mais de 60 estão começando a ver o mundo com outros olhos nessa idade, e claro, com maior maturidade. Pesquisas realizadas pelo IBGE no início da década mostraram que o número de idosos no Brasil cresce todos os anos e tem como outras causas o progresso da medicina, condições socioeconômicas e estilo de vida diferenciados.
 
Pessoas com mais de 60 estão mais positivas
 
Uma pesquisa foi feita com pessoas de mais de 60 anos em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), revelando que oito em cada dez entrevistados enxergam e encaram a terceira idade como uma fase positiva. Além disso, eles também deram nota oito para o nível de felicidade com o momento atual.
 
Dentre os sentimentos envolvidos com a positividade do momento estão a tranquilidade (36%), felicidade (30%), disposição para fazer atividades no dia a dia (22%), independência (20%) e produtividade para estar sempre ativo (20%). Há também pessoas com mais de 60 anos que se consideram saudáveis (18%) e que desejam concretizar planos no futuro (12%). Afinal, nunca é tarde para sonhar.
 
A pesquisa também revelou que pertencer à terceira idade atualmente não significa necessariamente ser velho, vai muito mais além disso. 75% dos idosos atribuem a essa fase pontos positivos, como por exemplo ter mais sabedoria do que os demais (40%), ter orgulho das próprias realizações ao longo da vida (37%) e que possuem a sensação de dever cumprido (35%). Isso é ótimo, né?
 
Qual o futuro da terceira idade?
 
Nessa pesquisa ainda, 42% dos entrevistados comentaram que esperam viver pelo menos até os 90 anos, visto que eles não sentem o peso da idade e cada vez estão mais ativos e saudáveis, a qual se torna a perspectiva para o futuro da população no Brasil. Os idosos estão buscando sempre ir atrás de novas atividades, exercitar o corpo e a mente, e não deixar que a idade abale seus estilos de vida.
 
Atualmente, existem diversos grupos e locais de encontro para pessoas com mais de 60 anos trocarem experiências, ideias, conversas, além de se exercitarem e conhecer pessoas novas, manter um bom convívio social e sempre buscando por um envelhecimento saudável. Tudo isso sem retardar os efeitos da idade, pois todos se sentem jovens ainda para aproveitar a vida.
 
Gostou das nossas novidades? Fique de olho e acompanhe por aqui a Somos 60!
 
#somos60 #longevidade #envelhecimentosaudavel #idosos #terceiraidade #maturidade #envelhecer #prazer #vida

Curadoria Somos 60+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba