Equilíbrio pessoal e profissional – Detox Mental

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

A Primeira vez que ouvi esse nome Detox Mental foi algum tempo atras em um programa de TV, fui ler e buscar mais informações sobre o assunto e descobri o quanto eu e outros gestores precisamos desintoxicar nossa mente. Como estamos conectados o dia todo, com computador, celular e redes sociais, precisamos de um tempo para nós, principalmente para relaxarmos. A gente consome muito mais informação do que necessita e ainda achamos que está faltando algo.

A busca incessante por atualização e informação cansa nossa mente, é preciso parar, é preciso buscar equilíbrio e ajuda quando necessário. A elevada carga de estresse na qual somos submetidos diariamente tendem a causar alguns efeitos indesejáveis em nosso comportamento. Precisamos buscar crescimento, amadurecimento e realização pessoal, conhecer novos lugares, culturas, livros e músicas são passos essenciais para o auto-descobrimento e a realização pessoal. Muitas pessoas não se encaixam no padrão de felicidade imposto pela sociedade, encontrar o que realmente te faz feliz é um processo contínuo e amadurecimento pessoal. Vale ressaltar a necessidade de respeitar opiniões divergentes para a manutenção do bem estar social. Ser feliz de maneira independente de terceiros é a melhor maneira de comprovar o autoconhecimento, a determinação na busca dos objetivos é outro fator fundamental para o sucesso pessoal e profissional. O que vejo no meio em que convivo com vários gestores é uma busca frustrada de realização pessoal e profissional. A sociedade apresenta uma série de conceitos muitas vezes moldados por uma minoria que deseja controlar conceitos preestabelecidos, possuir uma visão crítica e independente dos fatos o torna menos dependente das necessidades propagadas, por exemplo, pela mídia. Qual o maior desafio? Buscar o equilíbrio e o psicológico é um passo necessário para uma saúde mental plena. Vivemos em constante tensão, seja no trabalho, no trânsito, na vida familiar, amorosa, enfim o fato é que para conseguir sobreviver a essa pressão quase que natural do mundo moderno é preciso muita tranquilidade. Porém, não são todos que conseguem manter a calma. Falta tolerância, Às vezes, essa pressão se acumula e ultrapassa o limite da tolerância. E para manter-se nesse limite e aguentar a pressão, é preciso muita calma. Além dessas consequências emocionais, há também aquelas que refletem no corpo. Quando não conseguimos lidar, acabamos por somatizar em nosso corpo, com problemas no aparelho digestivo, circulatório, coração, enfim, cada um de nós tem um órgão alvo, que é o primeiro a ser atingido em caso de algum problema emocional. Importante refletirmos e entender o que incomoda, saber definir prioridades. Mas na minha caminhada e observando os demais, acredito que precisamos fazer uma blindagem emocional, é a única maneira de nos mantermos equilibrados diante de situações indesejáveis e difíceis. O único controle efetivo que podemos possuir é sobre nossa mente, então aproveite e administre melhor seu tempo para fazer um detox mental. É fácil começar? Lógico que não, mas é melhor começar com pequenas atitudes, elimine o uso exagerado das redes sociais. Fique atento a essa e outras questões da vida moderna que estão intoxicando a sua mente.

Autora Tania Machado
Tania Machado é administradora de empresas com mais de 20 anos de atuação no segmento saúde, CEO da TM Jobs, fundadora do BCH Business Club Healthcare, vice-presidente do Comitê de Saúde Corporativa da ABPRH Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Conselheira Consultiva do IBRAVS –  Instituto Brasileiro de Valor em Saúde.  Apresentadora do Canal Valor em Saúde no Youtube e Socia do Movimento Somos 60 mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba