Dialogar e compartilhar experiências aumenta a produtividade

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Realizo inúmeros eventos colocando importantes gestores e profissionais para compartilhar experiências, mas o que fazer de verdade para que haja um diálogo sincero entre Gestores? São vários executivos que sentem falta de um verdadeiro diálogo e refletindo muito sobre o assunto resolvi escrever esse artigo com o objetivo de refletirmos sobre a tarefa de construir o bem comum através do diálogo.

Dialogar qualifica e desenvolve a capacidade humana de se dirigir ao outro, nas diferenças e permite estabelecer uma relação com mais clareza nas escolhas. Nosso setor de saúde passa por uma mudança constante, a cada dia um novo cenário, e a fragilidade e insegurança é natural nesse processo. Só o diálogo constrói entendimentos que levam à compreensão das mudanças e transformações tão velozes neste tempo que vivemos. Os Líderes precisam estar abertos para o diálogo e o conhecimento é chave para a resolução de problemas e situações adversas.

A construção de relações confiáveis através do diálogo e do conhecimento, agora é fundamental para o desenvolvimento das empresas, áreas de negócios, departamentos e pessoas que podem se beneficiar da inteligência adquirida para levantar ideias e possíveis soluções para questões do dia a dia.

Quanto desperdício e erros poderiam ser evitados em um simples dialogar e compartilhar? Compartilhar o conhecimento permite que diferentes pessoas participem do processo de solução de um problema e que possam ajudar a encontrar uma solução ou mudança que traga melhores resultados.

Se ainda existem pessoas que sentem a necessidade do diálogo e dividir conhecimento, precisamos estimular, empresas e profissionais a compartilhar experiências e aprendizados através do diálogo.

O diálogo, longe de ser “conversa fiada”, fofoca, palavras trocadas pelo simples gosto de falar – especialmente aquele gosto muito comum de se falar dos outros. O exercício do diálogo alarga a visão de mundo do cidadão, os horizontes dos funcionamentos institucionais. Dialogar é o caminho da permanente construção da vida social, familiar e individual. O respeito e a promoção do bem comum são deveres de todos. Como diz o Papa Francisco, dirigindo-se aos brasileiros: é preciso investir todas as forças no diálogo para reconstruções, respeito a legalidades e encontro das indispensáveis saídas, evitando descompassos que comprometam a civilidade, a ordem e a justiça. Acima de tudo, os segmentos diversos da sociedade, para superar mediocridades, partidarismos, radicalismos de todo tipo, fecundando nova cultura, precisam estar em diálogo pelo bem comum.

Então vamos dialogar? Vamos compartilhar?

Tania Machado é administradora de empresas com mais de 20 anos de atuação no segmento saúde, CEO da TM Jobs, fundadora do BCH Business Club Healthcare, vice-presidente do Comitê de Saúde Corporativa da ABPRH Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Conselheira Consultiva do IBRAVS –  Instituto Brasileiro de Valor em Saúde.  Apresentadora do Canal Valor em Saúde no Youtube e Socia do Movimento Somos 60 mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba