Confira atividades físicas para quem tem mais de 60 anos

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Ter 60 anos ou mais não é desculpa para ficar sentado o dia todo e ser sedentário, muito pelo contrário! É importante sempre se manter ativo e praticar atividades físicas. E se você está achando que atividade física é só musculação, você está errada. Existem diversos tipos de atividades voltadas para quem tem 60 anos ou mais e que ajudam a trazer mais saúde e disposição para o corpo.

 

As atividades físicas são essenciais para manter a mente ativa e o corpo saudável, afinal, queremos chegar na nessa idade com a saúde em dia, né? Além disso, as atividades também ajudam na prevenção de doenças. O diabetes, a hipertensão arterial, o peso e os níveis de colesterol são mais facilmente controláveis em pessoas ativas. Sem contar que estar em movimento é importante para a fixação de cálcio nos ossos, o que previne a osteoporose.

 

Tá vendo como se manter ativo só traz benefícios? Por isso, a Somos 60 resolveu separar algumas atividades físicas para pessoas com 60 anos ou mais. Confira abaixo nossa lista:

 

Hidroginástica

 

A hidroginástica é uma ótima opção de atividade para idosos, pois ela é de baixa intensidade e não irá prejudicar as articulações, como os joelhos. É um exercício dentro da água e que permite criar um maior condicionamento físico, sem contar que as aulas são bem animadas e proporcionam um bem-estar maior às pessoas com mais de 60 anos.

 

Esta é a opção ideal para o verão, afinal, a hidroginástica é praticada na água e ajuda a amenizar as altas temperaturas da temporada. A gente se refresca, fica feliz e ativo, e ainda cuida da nossa saúde. Que sonho!

 

Pilates

 

O pilates é outra atividade de baixa intensidade, recomendada principalmente para pessoas com 60 anos ou mais, mas isso não quer dizer que pessoas de outras idades não possam fazer. Esse é um exercício de consciência corporal e ajuda muito nas articulações do corpo. Tem gente que olha e pensa “Nossa, ficar mexendo em uma bola é um exercício?”, mas é sim. É um dos melhores e que mais trazem resultado para o corpo, melhorando a postura e contribuindo para a saúde ativa.

 

Caminhadas

 

Não são todas as pessoas com 60 anos ou mais que conseguem fazer corridas e tiros, por isso a caminhada pode ser uma opção também. Andar faz muito bem à saúde e ao condicionamento físico, além de ajudar no combate ao sedentarismo e à obesidade da terceira idade.

 

Os benefícios da caminhada são diversos, mas precisamos manter um ritmo moderado e constante para fazer efeito. Dentre outros benefícios, estão o aumento de capacidade respiratória e do gasto energético, reduzindo níveis de pressão e diminuindo o risco de doenças do coração. Ah, e vale lembrar que a caminhada é uma atividade com ótimo custo-benefício, afinal, é de graça e pode ser feita à qualquer hora do dia.

 

Dança para idosos

 

Como é bom dançar, né? A dança é uma das atividades físicas mais recomendadas para os idosos, pois elas são de baixo impacto (dependendo do ritmo), trazem uma sensação de prazer e bem-estar, além de melhorar a autoestima e contribuir com o equilíbrio emocional. Tudo isso ajuda a estimular a produção de serotonina no cérebro, o que traz uma grande sensação de prazer e proporciona melhora do sono e do humor.

 

Existem diversos estilos de dança que pessoas com mais de 60 anos podem praticar, como a zumba, o fit dance, o forró, o sertanejo, a dança do ventre, o stiletto, o sapateado, entre vários outros.

 

Tá preparada para começar a se manter mais ativa? Comece já a praticar essas atividades físicas para pessoas com 60 anos! Não deixe acompanhar a Somos 60 e ficar por dentro das novidades e dicas!

 

#idosos #somos60 #terceiraidade #dançaparaidosos #atividadesparaidosos #atividadespara60mais #atividadesfisicas #exerciciospara60mais #hidroginastica #caminhadas #dança #pilates

Curadoria Somos 60+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba