Como você pretende envelhecer?

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O Brasil possui atualmente 13% da população acima de 60 anos e graças ao avanço da medicina, entre outros fatores, a expectativa de vida dos brasileiros que 1950 era de 43 anos, atualmente é de 74 em média!

A notícia é ótima, não é mesmo? Mas não basta vivermos mais, é importante vivermos com qualidade de vida e autonomia!! E isso em grande parte depende basicamente de nós mesmos. Das nossas atitudes, de nossos hábitos e de nossa disposição para mudar!

Em 2013 o governo brasileiro lançou por decreto o compromisso com o envelhecimento ativo. Isso significa otimizar as oportunidades para a saúde, participação, proteção e educação para as pessoas acima de 60 anos. Sabemos que isso pode demorar a virar realidade em nosso país! Mas também… é fato que não precisamos esperar para cuidarmos de nosso presente e nosso futuro, não é mesmo? Por isso compartilhamos com vocês algumas dicas para que alcancem um envelhecimento de forma ativa:

1- Inclua a atividade física regular na sua vida

É importante se exercitar. Procure a atividade que lhe traga mais prazer, só não vale ficar parado. Pelo menos três vezes de 30 minutos por semana. Só assim vai manter sua saúde física e mental garantindo autonomia nos movimentos e disposição no dia a dia.

2-Dedique-se a aprender coisas novas

O aprendizado constante trabalha a função cognitiva, irá lhe manter atualizado, trazendo novidades e conteúdo na interação com outras pessoas. Perceberá que isso ajuda na motivação além de facilitar a interação com outras gerações durante as conversas com filhos, netos, vizinhos e outras pessoas.

3- Participe de grupos sociais

No seu condomínio, bairro, igreja, clube, família, atividades culturais, enfim participar, sentir que pertence a um grupo com quem pode compartilhar a vida, suas histórias, suas dificuldades e suas alegrias! Praticar a cooperação, a tolerância e o convívio!

 

Luciene Carvalho M. Giusti

Assessora Executiva da ASAP / Fundadora do Tempo de Viver Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba