Atenção!! Dicas importantes para evitar quedas.

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Acidentes tornam se comuns à medida que vamos envelhecendo, para evitar quedas que podem ser graves, podemos ter alguns cuidados no dia a dia.

Importante compartilhar estas informações com sua família e amigos, a prevenção e a informação são grandes aliados.

Para prevenir a ocorrência de quedas nos longevos, é importante ter alguns cuidados no domicílio:

  1. Tapetes soltos e desfiados podem deslizar ou causar tropeções, procure evitá-los ou fixe-os bem para que não escorreguem.
  2. O grande número de fios elétricos soltos em área de circulação também é um problema importante, chame um profissional para arrumar os fios de maneira segura e adequada.
  3. Use sapatos fechados, de preferência com solado de borracha, que aderem melhor ao chão.
  4. Coloque tapetes antiderrapantes no banheiro, no chuveiro, em frente a pia da cozinha e em outras áreas da circulação.
  5. Ajuste áreas com piso irregular e lisos, substitua para pisos ante derrapantes e regularize os desníveis no piso, também evite andar em piso úmido.
  6. Obstáculos no chão, como móveis e objetos espalhados pela casa, contribuem para as quedas. Deixe o espaço de circulação livres, coloque protetores de silicone na quina dos moveis, assim evitamos ferimentos graves.
  7. Deixe sempre uma luz acessa durante a noite, para facilitar sua locomoção, evitando quedas, o ideal são luzes noturnas, luminárias pequenas colocadas em tomadas pelos corretores, no quarto e banheiros.
  8. As escadas e corredores devem ter corrimão dos dois lados. O corrimão deve continuar até os últimos degraus, todos os degraus devem ser revestidos ou ter uma tira adesiva antiderrapante. Se possível sinalizar com faixa amarela o primeiro e último degrau.
  9. Quando for necessário, utilize instrumentos de apoio como bengala, muletas e andador com base de borracha ou cadeira de rodas, conforme orientação do profissional de saúde. Não tenha vergonha, o mais importante é a sua segurança.
  10. Coloque o telefone num lugar acessível, para ser mais fácil pedir ajuda quando for necessário. Já existem aparelhos eletrônicos com sensores para monitoramento em caso de quedas, como relógios, cordões, que sinalizam aos familiares ou responsáveis se ocorre uma queda.
  11. Coloque barras de apoio, são soluções de acessibilidade que garantem muitos benefícios, podem ser instaladas em diferentes ambientes da residência como em quartos, banheiros e lavanderias, justamente por auxiliarem a pessoa durante o uso do local. As barras são muito importantes para evitar acidentes.
  12. Principalmente em transportes públicos, sua atenção deve ser redobrada, espere que o ônibus pare completamente para subir ou descer, se perceber algum risco peça ajuda, sua segurança é prioridade.
  13. Evite encerar a casa, o piso tende a ficar mais liso.
  14. Se você caiu e está sentindo dores fortes, não espere: procure atendimento médico.
  15. Se você tem alguma dificuldade para levantar-se da cama, já existem barras de apoio que são encaixadas no colchão e que ajudam a ter mais estabilidade e segurança, além de serem bonitas, com porta celulares e livros. Existem também barras de apoio para proteção ao sentar-se ou levantar-se do vaso sanitário.
  16. Para o banheiro também existem muitos acessórios que auxiliam na segurança, como acentos elevados para o vaso sanitário, barras de segurança, bancos dobráveis instalados na parede que permitem que você sente para lavar os pés em segurança entre outros itens.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ainda é importante tratar possíveis fatores que podem levar à ocorrência de quedas, como: revisão de medicamentos, principalmente dos que podem causar hipotensão ou sedação; tratar problemas de visão e audição (a audição está diretamente ligada ao controle do equilíbrio corporal); tratar problemas dos pés e de calçados; tratar hipotensão ortostática e outros problemas cardiovasculares;  realizar exercícios periodicamente, com vistas a treinar equilíbrio e marcha, além de melhorar o condicionamento físico;  suplementar cálcio e vitamina D; Além dessas ações, realizar modificações no ambiente onde o idoso reside é uma medida relevante.

Tais modificações ambientais já sinalizadas acima, colocar cores ou texturas contrastantes no chão em locais onde existe mudança de nível, o colchão da cama deve estar em nível adequado, de modo que ao sentarem-se, os pés consigam tocar o chão. As portas de ambientes internos não devem ser trancadas, pois em caso de ocorrência de quedas é preciso ter acesso facilitado para auxiliar o idoso. Queixas de tonturas também podem estar relacionadas à queda. Mesmo que pequena ela pode resultar em transtornos aos idosos, causando desde lesões leves como contusões e torções, ou mais graves como fraturas.

Com o envelhecimento, a coordenação motora e agilidade vão sofrendo alterações. Com isso, quedas podem acontecer ou se tornar mais recorrentes, podendo sinalizar o início de fragilidade. Quando devidamente tratados esses problemas podem ser contornados. Do contrário, podem se agravar e causar sérios transtornos.

Referências: Cartilha do Idoso – Um Guia para se viver mais e melhor; Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; Relatório Global da OMS sobre prevenção de quedas na velhice; Manual de Boas Práticas – Prevenção de quedas em idosos.

valquiria-machado-somos-60-mais

Autora: Valquíria Machado

Sócia e Diretora Comercial do Movimento Somos 60+

Consultoria de negócios, curadoria e conteúdo, organização de eventos digitais, treinamentos e palestras, para público longevo com foco em inclusão, gestão geracional, saúde e bem-estar, através do Movimento Somos 60+.
Formação em Comunicação Social pela Universidade Nove de Julho; Pós-Graduação em Marketing pela PUC Pontifícia Universidade Católica e MBA em Gestão de Negócios de Vendas – Produtos e Serviços pela PUC Pontifícia Universidade Católica.

Créditos de imagem para: rawpixel.com – br.freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba