APROVEITE O VERÃO! CUIDE-SE.

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Com a chegada do verão é muito importante ter alguns cuidados e com as tardes quentes podemos passear, tomar um suco, um sorvete,  tirar o dia para ir à praia, clube ou cachoeira com os amigos e familiares, enfim um período que voltaremos a circular nas ruas, será importante continuar nos cuidando.

Com tantas opções para entretenimento é preciso ficar atento, para que você aproveite o Verão de maneira saudável. Vejam algumas dicas:

Hidrate-se

É muito importante a hidratação com o calor, por isto beba muita água. Perdemos muito liquido pela transpiração e urina é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter seu corpo hidratado. Em dias quentes transpiramos mais e perdemos mais água e sais minerais, por isto consumir frutas e legumes que tenham boa quantidade dessas substâncias ajuda sua saúde e bem estar, consuma: melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata, abóbora etc. para não deixar o corpo se desidratar e atrapalhar seu divertimento.

Alimente-se bem!

Algumas pessoas sentem menos fome no verão, porém, é importante se alimentar regularmente, prefira alimentos mais leves, de fácil digestão. Evite comidas gordurosas, se não resistir procure comer em menor quantidade, como feijoada, costela e cupim, porque o organismo fica com a digestão mais lenta em altas temperaturas. Atenção à conservação dos alimentos, o calor ajuda na proliferação de bactérias que podem provocar intoxicação alimentar. Guarde corretamente os alimentos, em refrigeração e embalagens adequadas.

Cuidados com o que come!

Evite comprar alimentos de vendedores de rua ou praia, nem sempre estão em condições adequadas de conservação, higiene, refrigeração, evite riscos desnecessários. Quando estiver fora de casa, na praia, parques, invista em comida industrializada, que passou por fiscalização. De preferência, leve seu próprio lanche, sucos, agua e frutas cortadas para a hora que a fome apertar. Utilize um isopor ou bolsa térmica com gelo para manter a conservação. Você ainda pode comer em restaurantes e bares que estejam dentro de normas de higiene, assim evitará riscos e problemas de saúde.

Beba com moderação

Se você vai dirigir, o ideal é não consumir bebidas alcoólicas, prefira ir de taxi ou ter alguém no grupo que não bebe e pode dirigir. Se for beber é importante lembrar que o álcool provoca desidratação no organismo, então quando tomar uma “gelada” lembre se de ingerir água, pois, o álcool retira a água das células, provocando transpiração e vontade de urinar com maior frequência.

Cuide de sua pele e cabelo

O sol faz bem à saúde, produz melanina, serotonina, vitamina D e  melhora o sono, mas é importante se atentar para o horário, evitando o horário das 10 às 16 horas.

Sempre que for tomar sol no clube, praia, rios e no dia a dia é importante o uso de protetor solar, fator acima de 30, para proteger sua pele das radiações solares e aplicar o protetor a cada três ou quatro horas de acordo com a recomendação do fabricante. Seus cabelos, também precisam de proteção, existem produtos adequados para garantir a hidratação devido ao ressecamento do sol.

Dica: o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

Proteja-se e fique elegante

Abuse de chapéus, viseiras , bonés, óculos de sol que evitam  que você tome os raios ultravioletas diretamente no rosto, olhos e ombros. Utilize óculos de sol de óticas confiáveis, para evitar as ações dos raios solares, você precisa de produtos de qualidade para proteger-se de lesões e doenças como a catarata.

Cuidados especiais

É muito comum de adquirirmos micoses por contaminação de fungos no verão, pois transpiramos mais, andamos descalços, ficamos com roupas molhadas por mais tempo, criando assim ambientes propícios para esse tipo de contaminação. As micoses e a candidíase são frequentes. Para reduzir os riscos, mantenha seus pés, axilas e virilhas bem secos e evite ficar muito tempo com roupas molhadas, evite andar descalço em saunas, banheiros públicos e vestiários.

Roupas e acessórios

Usar roupas de algodão nas atividades ao ar livre, ajudam a bloquear a maior parte da radiação UV, já existem tecidos próprios para ajudar na proteção solar. Evite tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. As barracas podem ajudar na proteção, mas para a praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.

Estas dicas vão te ajudar a aproveitar muito o Verão e manter sua saúde em ordem, se você gostou compartilhe com seus amigos e curta nossa página.

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Creditos de imagem para rawpixel.com

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By 8 Arroba