Alimentação saudável para os 60+ | Para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis PARTE 2

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Sabe-se que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar a doença. Estudos mostram que quanto mais conhecimento melhor!

Na parte 2 deste Artigo, daremos continuidade ao manual elaborado pelo Centro de Referência do Idoso – CRI Norte, trazendo informações sobre rotulagem dos alimentos.

O rótulo nas embalagens dos alimentos é uma forma de comunicação entre o produtor e o consumidor, trazendo informações nutricionais. Para se fazer boas escolhas é preciso saber ler e entender o rótulo do produto.

Significados de Algumas Informações

Lista de ingredientes: Descreve os ingredientes que compõem o produto; sua leitura é importante pois informa a existência ou não de sal, açúcar e gordura. A ordem de listagem deve ser decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade no produto e assim por diante. Fazendo essa leitura fica fácil identificar qual ingrediente está em excesso e deve ser evitado e qual ingrediente está em falta ou em pequena quantidade, atentando as propagandas enganosas.

Origem

São informações importantes que permitem, se necessário, o consumidor entrar em contato com o fabricante do produto. Nome e endereço do fabricante devem ser indicados, bem como a cidade e o país de origem, identificando-se a razão social.

Conteúdo Liquido

É o valor total do produto dentro da embalagem; deve ser comercializado em unidade de massa (quilo, grama, miligrama) ou volume (litro e mililitro).

Prazo de Validade

Deve constar o dia e o mês para produtos com duração inferior a três meses, mês e ano para produtos com duração superior a três meses.

Lote

Código ou número para rastreamento; caso ocorra algum incidente o produto é recolhido.

 

Itens da tabela de informação nutricional nos rótulos

A tabela nutricional traz os valores de cada nutriente presente no alimento. Alguns produtos possuem valores não em forma de tabela, mas escritos por extenso.

Valores são calculados com base nas necessidades diárias 2.000 calorias, média para um adulto saudável.

Valor Energético

É a energia produzida pelo nosso corpo a partir do consumo daquela porção de alimento. Na rotulagem chamamos essa energia de Kcal (quilocalorias).

Carboidrato

Atuam como fontes de energia para o corpo. A parcela não utilizada pelo organismo é estocada na forma de gordura. Por isso, é preciso consumir a quantidade adequada desse nutriente. Os carboidratos são encontrados em pães, tubérculos, massas, farinhas e doces em geral.

Proteínas

Componente dos alimentos que auxiliam na construção e manutenção de tecidos, células e órgãos do corpo. Encontramos em carnes em geral, ovos, leite e derivados e em leguminosas (lentilha, soja, feijões).

Gorduras Totais

As gorduras são a principal fonte de energia do nosso corpo, além de ajudarem na absorção das vitaminas A, D, E e K. Corresponde a soma de todas as gorduras no alimento, tanto de origem animal quanto vegetal.

Gorduras Saturadas

São aquelas encontradas essencialmente em produtos de origem animal, como carnes, queijos, pele de frango, leite integral, requeijão e manteiga, entre outros. A ingestão excessiva desse tipo de gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Alimentos com Alto %VD significam que esses apresentam grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal.

Gorduras Trans

Estão presentes em grandes quantidades principalmente em produtos industrializados como os salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes, margarinas, cremes vegetais, produtos de panificação, alimentos fritos e produtos que possuem na sua preparação gorduras vegetais hidrogenadas. O consumo dessa gordura deve ser reduzido considerando o fato de que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e de que podem aumentar o risco de desenvolvimento das doenças do coração.

Fibra Alimentar

Derivados dos vegetais, são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente para o bom funcionamento intestinal, e prevenção de doenças.

Sódio

É um mineral importante para controle hídrico no nosso organismo, porém em excesso pode levar malefícios como retenção de líquidos e aumento de pressão arterial. Além do sal de cozinha pode ser encontrado em concentrações elevadas em alimentos industrializados como temperos prontos, salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos e outros.

 

Além dessas informações é importante a leitura e interpretação da Porção, que significa a quantidade média recomendada para consumo considerando uma dieta saudável, e fazer a melhor escolha, se for o caso, entre alimentos Diet e light.

Alimentos Diet possuem restrição de alguns ingredientes ou nutrientes, como açúcar, gordura e sal. Os alimentos light são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido quando comparado a um alimento convencional.

Especialmente pessoas com determinadas doenças, devem ler o rótulo dos alimentos para verificar a presença daquele ingrediente ou nutriente que não deve consumir ou que pode consumir em baixa quantidade.

 

Informação é um dos caminhos para sua saúde, aproveite e compartilhe estas informações com os amigos e familiares!

Fonte: Centro de Referência do Idoso – CRI Norte

O CRI Norte é um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), que presta um serviço de assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa com mais de 60 anos. Realiza a gestão de doenças crônicas não transmissíveis, propondo modelos inovadores de assistência à saúde.

O CRI Norte conta com uma equipe multidisciplinar composta por diversos especialistas em gerontologia, cada um responsável por diferentes cuidados para tratamento e reabilitação de idosos, sendo que os profissionais trabalham em conjunto com o objetivo de atender as demandas de cada paciente.

Para mais informações junto ao CRI Norte, clique aqui.

créditos de imagem para: prostooleh – br.freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba