4 livros indicados para pessoas com mais de 60 anos

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Os livros são uma ótima forma de passar o tempo, se entreter e também ganhar conhecimento. Além disso, você sabia que ler traz outros diversos benefícios? Dentre eles os principais estão a ajuda na memória, além de estimular o cérebro e também a saúde mental. A leitura tem uma grande importância para quem preza uma vida saudável após os 60 anos.

 

Nunca é tarde para começar a colocar a leitura nos hábitos diários. Existem livros para diversos gostos, como romance, aventura, suspense, biografias, entre outros. A variedade do mercado ainda é grande e há livros que são mais prazerosos de se ler na terceira idade.

 

Benefícios da leitura

 

A leitura pode trazer diversos benefícios para variadas idades, como dito anteriormente. Ler melhora a nossa atividade cerebral, reduz os riscos de qualquer tipo de demência, melhora as sinapses, consegue prevenir doenças sérias como o Alzheimer, diminui o estresse, aprimora a linguagem e desenvolve a inteligência. Tá vendo como a leitura é importante?

 

Por isso, a Somos 60 resolveu fazer uma lista de livros para pessoas com mais de 60 anos passarem o tempo e colocarem a mente em atividade!

 

1) Para Sempre Alice

 

Esse livro é para as pessoas que amam uma boa ficção com romance. Escrito pela Lisa Genova, PhD em neurociência pela Universidade de Harvard, ele aborda um delicado tema sobre aceitação, que comove a todos. Alice, que é a personagem principal, era a professora conhecida como a mente mais afiada de Harvard e foi diagnosticada com Alzheimer aos 50 anos. Imagine só a história! O livro também foi adaptado para o cinema.

 

2) A Montanha Mágica

 

“A Montanha Mágica” é outro livro de romance, do autor alemão Thomas Mann. Nele se passa a história do jovem Hans Castorp, o qual visitou uma clínica para tuberculose na Suíça e amadureceu grande parte da sua vida com isso. Depois ele participou de debates filosóficos que esclarecem diversos assuntos e fazem a gente ir com a mente a mil. Ele cresce e vive diversas aventuras, trazendo um livro rico para a leitura.

 

3) Poesia Que Transforma

 

Se você é amante de poesias, vai adorar imersar nessa leitura. Bráulio Bessa conta a história por trás dos poemas que ele escreve e casos da sua vida que refletem as rimas. O livro não é só sobre as dificuldades e superações que o poeta nordestino viveu. Uma das palavras-chave é “transformação”, e nada faz isso melhor do que o amor, o afeto, a família, os amigos. É super gostoso de ler, e se inspirar!

 

4) Conversas e memórias – Narrativas do envelhecer

 

O livro foi resultado de um projeto de Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues, idealizado desde 2002. Ele traz histórias de idosos de um grupo comunitário em São Paulo que contaram sua trajetória, e, com isso, puderam repensar os seus passos e enxergar novos significados em suas vidas. É um livro inspirador e que arrepia até a alma.

 

Gostou das dicas de leitura para pessoas com mais de 60 anos? Acompanhe a Somos 60 e fique por dentro de várias novidades!

 

#idosos #somos60 #dicasdesaude #direitos #direitosdosidosos #terceiraidade #60mais

Curadoria Somos 60+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By 8 Arroba